EW entrevista design de NM e Eclipse

Você tem que gostar imediatamente de uma designer de figurinos que admite estar usando moletom enquanto bate papo com você desde a casa dela em Vancouver. Nós telefonamos para Tish Monaghan, que é responsável pelas tarefas estilísticas para a Saga Crepúsculo: Lua Nova e Eclipse, para falar como Edward acabou usando um terno, porque os músculos de Jacob estão abaulando suas camisas (isso quando ele está usando uma), que departamento exigiu que os calções do wolf pack fossem mais apertados e mais.

Entertainment Weekly: Todos que ouviram aos comentários de áudio do DVD de Crepúsculo abem que Robert Pattinson não era fã do jaquetão.
Tish Monaghan: Ele não era fã do jaquetão. Ele o usou em praticamente todas as cenas e eu acho que ele simplesmente se cansou do casaco. Eu acho. [risos] Ele queria um visual mais maduro. Aquilo foi parte do penúltimo ano de Edward e agora ele estava no seu ano de formatura, e tinha um relacionamento. Ele usava capuzes e jeans e tênis, e Robert, o diretor [Chris Weitz] e eu queriamos retratá-lo mais como um cavalheiro, mais elegante e clássico. Com nossos personagens vampiros, eu sempre volto no tempo, no período em que foram transformados para ver se há algum elemento que eu possa simular em roupas contemporâneas. Ele saiu do período Eduardiano, por volta de 1910. É claro, a maioria dos cavalheiros daquele tempo usariam ternos, casacos, chapéus, etc. Nós tivemos que pegar algo que fosse icônico para o personagem e que fosse bom o bastante para ser usado por todo o filme. Bem no comecinho do filme, ele está com uma roupa de escola, então há o aniversário de Bella e o desastre acontece. Então Edward fica com aquela roupa pelo resto do filme. Eu pensei em colocá-lo apenas com uma camisa e umas calças mas Robert queria estar de terno.
Então eu achei um visual moderno que servisse para ele e para a grande base de fãs, um corte muito fino, com um tecido que para mim é meio Velho Mundo – esse lindo tweed que nós trouxemos da Inglaterra. Ele é predominantemente cinza, o que é meio essencial para os personagens Cullens nos seus tons sóbrios, mas também tem pequenos salpicados de azul, o que também é Cullen, e bem pouquinho de tom de ferrugem, o que eu gosto porque Bella usa tons de terra e isso meio que conecta ela à imagem. A textura geral do terno se adapta bem, não importando qual tipo de set ele esteja: dentro da casa para a festa, ou na floresta, ou no salão Volturi.
Tinhamos que mostrar o uso da roupa e isso é muito mais fácil de de desgastar algo com textura do que uma peça lisa de lã. Suas calças eram raladas nos joelhos e estavam amarrotadas.
Eu não sei se alguem olhou para as calças dele quando ele tirou a camisa na Itália.
Os fãs estavam muito animados para ver isso, eu não sei se Robert estava particularmente animado para se apresentar em frente a 1500 pessoas. Eu acho que foi muito difícil de fazer. Nós originalmente testamos Edward em uma camisa branca e lisa, como uma opção de um visual desesperançado. Isso tambvém era o que Robert queria – ele queria algo que o mostrasse de dentro para fora. Mas você tem que ter alguma cor que o faça notar, então nós mesmos tingimos o tecido com esta linda tinta azul.
Isso evidenciou muito bem sua pele branca de vampiro. Eu acho que foi um grande momento quando o vimos nessas roupas que ele usou de setembro até maio. Quando ele vai sacrificar-se, ele está desesperado. Robert e Chris queriam que sua camista estivesse aberta no peito, então nós demos isso a ele. É realmente trágico vê-lo tirando a camisa, porque ele está mesmo se sacrificando. Parece que ele está simplesmente desistindo. Ele está se expondo e está completamente vulnerável, e ele tira sua camisa e a solta aos seus pés com seus olhos voltados para baixo. Então ele é atingido por Bella, que o empurra para dentro das portas. [risos] Eu não acho que seja um momento de simples exposição do corpo. É mais um momento de ação, e eu acho que Robert fez um trabalho incrível nessa cena.

EW: A lágrima escorrendo pelo peito é para simbolizar que seu coração está partido quando ele pensou ter perdido Bella?
TM: Talvez. [risos] Eles simplesmente disseram, “deixe aberto no peito.” Eu disse, “têm certeza? Nenhuma camisa vai rasgar assim.” E eles disseram “Sim.” Então eu apenas fiz.
EW: Porque ele não continuou sem camisa pelo resto da cena da luta? Porque usou o roupão?
Originalmente, os guardas que o prendem deveriam vir pelo lado de fora. É por isso que lhe deram o roupão. Mas o set foi mudado e eles o prenderam do lado de dentro. Então porque eles lhe deram o roupão? Porque, honestamente, fica muito legal ver a luga com essa capa longa e esvoaçante, e ainda tem espumas que o protegem.
EW: Indo para o wolf pack. Foi fácil vesti-los já que eles vivem sem camisa?
TM:Nós tivemos que fazer várias provas com eles. Você tem que ter muito cuidado para ver onde os calções caem no osso do quadril, tivemos que ter certeza que tudo fica no lugar quando correm.
Cada um dos atores teve seu pedido especial, mas também tivemos pedidos do departamento de efeitos especiais, porque se tivessemos calções muito largos sendo esfarrapados quando eles se transformassem em lobos, levaria muitas horas e muito trabalho para magicamente se livrar dessas roupas nas câmeras. Eles queriam os calções o mais agarrados às pernas quanto possível, quando a tendência dos rapazes é ter algo mais largo para que não pareçam que estão usando roupas de balé. [risos] Então se eu soubesse que eles iriam se transformar, eu lhes daria calções mais agarrados, se eles não fossem se transformar, então dariamos algo mais largo e comprido. Tinha muita coisa da Levi’s, American Eagle, Old Navy. Para ser honesta, eu tentei comprar as roupas onde imaginava que os lobos comprariam. [risos] Então fui ao WalMart. O conceito geral era que a qualquer momento eles poderiam sair para caçar, e aqueles calções seriam destruidos porque eles se transformariam em lobos. Então todos eles tinham um esconderijo secreto, enterrado em algum buraco no meio da floresta, para onde corriam pelados. [risos] Foi isso o que imaginamos. Eles tinham uma seleção ilimitada de calças com as pernas cortadas.
EW: E você prestou atenção especial ou não, ao lugar onde as mangas da camisa de Jacob cairiam em seu bíceps? Porque o trabalho foi bem feito.
TM: Absolutamente. Tudo foi arrumado para termos certeza de que seus músculos dos braços aparecessem. Há uma cena em que ele está trabalhando numa motocicleta, e seus músculos estão realmente esgarçando a camisa de flanela que ele está usando. Ele parece muito forte e muito definido, e nós tentamos fazer o mesmo com as camisetas. Não havia como já que é o mesmo ator e que temos que mostrar que ele cresceu cerca de 15cm. Então Chris teve a ideia genial de encurtar suas roupas, fazer as mangas um pouco menores, um pouco mais apertadas – para parecer que ele havia crescido além das suas roupas em umpar de meses e não havia tido tempo de comprar outras. Nós achamos marcas de camisetas que caíam bem nele com poucos ajustes e nós ficamos com essas em tons de terra – da Gap, Banana Republic, American Apparel, Levi’s. Nós tentamos camisetas mais caras, mas ele ficou mais bonito do que devia.
EW:Fale-me sobre como foi vestir os Volturi.
TM:Eu sabia que uma cena envolveria o quadro de 1700 e alguma coisa ganhando vida e eles andando pelo seu salão para vestir seus mantos. Foi muito importante conseguir a forma ideal e assegurar à audiência que eram capas judiciais porque eles estavam se reunindo em julgamento. Eu fiz muita pesquisa sobre togas judiciais. Eu vi muitas pinturas religiosas dos anos 1300 e 1400. Para cada um dos 3 principais Volturi – Aro [Michael Sheen], Caius [Jamie Bower] e Marcus [Christopher Heyerdahl] – nós fizemos as togas da mesma forma, em lã frisada preta, mas com diferentes detalhes.
EW: Há algum significado para a echarpe de Caius?
TM: Parecia bonita. [risos] Estava descrito no script que Aro usava um terno e era o mais preto dos pretos, porque há uma paleta de cores que representa a estrutura de poder e o mais preto é o mais poderoso. Então eu ainda queria ter elementos de preto no Caius, mas quebrando um pouco isso, então Aro pareceria o mais preto de todos. Há muito cinza e cor-de-pedra na câmara dos Volturi e eu quis trazer um pouco dos elementos vermelhos do festival religioso do lado de fora para ter parte no interior. Foi também uma linda textura, uma lã escocêsa do tipo pashima que eu trouxe de Little India.
EW: Vamos falar das moças. Rosalie e Alice?
TM:Não houve muita chance em Lua Nova de entrar no passado de Rosalie, mas ela havia se formado no colégio. Você apenas a vê em casa, e em casa ela pode se vestir exatamente como quer. Prestando atenção à época de onde ela veio, um dos ícones que [Nikki Reed] e eu discutimos foi Veronica Lake. Sensual, glamurosa, com o cabelo loiro. Alice, é claro, ainda é uma estudante do ensino médio e ela tem um visual fashion de muito sucesso desde Crepúsculo, então quisemos continuar com aquilo. Queriamos coisas que parececem fofas e femininas nela, prestando mais atenção a coisas como o casaco, as luvas de lã, e o cachecol no seu pescoço. Para mim, tudo isso era uma ajuda para cobrir partes de seu corpo que poderiam potencialmente brilhar.
Quando ela estava indo para a Itália, eu tinha na minha mente Audrey Hepburn. Você tem essa mulher dirigindo um Porsche, que originalmente deveria ser conversível, então eu queria um lindo lenço envolvendo seu cabelo, grandes óculos escuros, e calãs capris. Quando eu mencionei esse visual e Audrey Hepburn para Ashley [Greene], ela disse “Oh meu Deus! Ela é meu ícone!” A coisa mais engraçada foi quando eu vi Ashley de pé ao lado de seu dublê nas ruas de paralelepípedos de Montepulciano, na Itália, os dois vestidos identicamente. Ela parecia linda, pálida e com carinha de fada, usando seu lenço, luvas vermelhas e uma jaqueta Michael Kors, e o dublê da mesma forma, mas com um belo nariz romano, e o dobro do tamanho. Muito engraçado.
EW: Qual foi sua visão para o look de Bella?
TM:Eu acho que a designer anterior capturou com muito sucesso a essência dessa garota que é um pouco deslocada e mal preparada vindo do Arizona para o noroeste do pacífico. Eu queria continuar com a visão de que ela era uma garota muito prática. Ela não se veste para seduzir, ela põe uma jaqueta se está frio, ela usa roupas sobrepostas porque provavelmente sente mais frio que a maioria das meninas da região. Discutindo com Kristen [Stewart], ela também queria se parecer um pouco mais madura e centrada. No inicio do filme, quando ela parece feliz e apaixonada por Edward, ela quis parecer colorida, conectada com seu mundo, com tons alegres. Quando ele a deixa, ela meio que cai em confusão e fica desleixada e apenas veste qualquer coisa velha. Mas as coisas velhas que usamos nela eram em tons de terra [do mundo de Jacob]. Nós não trouxemos os tons coloridos dela até que ela reencontrou Edward.
EW: Que peça do vestuário de Bella em Lua Nova você acha que todos vão querer?
TM: Há uma camisa verde da Boy by Band of Outsiders que ela usa no final do filme na Itália que parece ter muita gente querendo.
EW:No final, qual foi o personagem em que você mais arriscou?
TM:Laurent. Chris queria tanto Laurent quanto Victoria mais elegantes, menos rock’n'roll. Laurent tinha uma jaqueta de couro e umas calças bem legais, e andava descalço, e eu o coloquei em um terno e uns sapatos bacanas. [risos] Nós fizemos o terno, mas eu diria que minha inspiração para Laurent seria Alexander McQueen. E eu não fui tão longe quanto queria ir. Havia esse incrivel e longo casaco xadrez de pele de cabra, que ia até os pés, mas era arriscado demais. Iria parecer muito extrovertido. O ponto com esses vampiros maus é que eles são meio catadores de lixo, então eles simplesmente vestiriam a sa mais recente aquisição. Então ele apenas encontrou alguem com um terno bem legal no centro de Seattle. [risos]
Última pergunta: O que você pode adiantar sobre o figurino de Eclipse?
TM: Nós voltamos para os anos 1700 e fizemos uma tribo Quileute completa. Eu tive que ir a museus e me debruçar sobre roupas que foram retiradas de escavações em locais de sepultamento, e eu li diários de marinheiros para ler como foram seus primeiros encontros com os índios da costa noroeste do pacífico. Então fizemos vampiros da época da guerra civil, então fizemos os anos 30, então fizemos nosso mundo contemporâneo, então fantasiamos os Volturi quando voam em um jato direto para Forks, Washington. Então fizemos um exército de vampiros recem-nascidos. É muita coisa legal.
Créditos.

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